15 03 23 - Praia Brava ESG - Environmental, Social, Governance

Ação Brava Limpa reúne dezenas de voluntários em 4° mutirão de limpeza da praia




O sábado, 11 de março amanheceu com nuvens e o sol chegou de mansinho trazendo o recado: vai dar praia… E praia boa é praia sem lixo. Para garantir a qualidade da areia e das águas claras da Praia Brava, reduto de surfistas e turistas, dezenas de voluntários se uniram para lutar pela preservação das belezas naturais do local.

 

Sobre a ação e parceiros

A 4ª edição da Ação Brava Limpa, uma iniciativa da CN Empreendimentos, em parceria com o Instituto Itajaí Sustentával (INIS), Eco Local Brasil, Central de Exames, AnaSol Protetor Solar e Voo Livre Restaurante e HubSC, reuniu cerca de 60 voluntários para realizar a limpeza da praia. Eles participaram de uma palestra de conscientização, caminharam pela orla e recolheram o lixo contribuindo para manter a Brava limpa e aconchegante como sempre. Com a iniciativa, além da satisfação de fazer o bem, foram presenteados com brindes da ação e puderam desfrutar de um momento de autocuidado, com aferição de pressão e taxa glicêmica pela equipe da Central de Exames.

 

Garantir o bem-estar de quem visita ou convive com a praia, esse é o sentimento do voluntário e morador da Praia Brava, Daniel Gustavo que faz questão de sempre participar da ação. “O que a gente vai deixar para os nossos filhos, para o nosso futuro, né? Eu acho que tem muita importância a limpeza da praia em conjunto, em comunidade, ou até individual, por que a praia é nossa. Sujou, cata, leva… Acredito que isso é muito importante para o nosso futuro, para nossos filhos, nossa natureza. Esse é caminho”. 

 

Resultados

Com tanto empenho e dedicação, o resultado foi surpreendente: 52 quilos de resíduos retirados da praia. Foram recolhidos da natureza embalagens, canudos, latas, tampas, bitucas de cigarro. E todo tipo de plástico, que tanto faz mal para os oceanos e a vida marinha. 

 

Nesses quatro anos de Ação Brava Limpa já foram recolhidos do meio ambiente 266 quilos de resíduos. Pequenos gestos como este, podem transformar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Como uma construtora e incorporadora que atua prioritariamente na Praia Brava é fundamental que tenhamos consciência da importância de cuidar do nosso bairro, nosso local. A Brava é um paraíso que precisa ser preservado para as próximas gerações e a CN sempre vai fazer sua parte para garantir qualidade de vida para nossa comunidade!”, enfatiza o fundador e CEO da CN Empreendimentos, Pedro Nozor Ferreira Neto.

 

Para o diretor comercial do grupo Central de Exames, apoiador da ação, Leonardo Pocai, é fundamental preservar o meio ambiente e cuidar da praia.  “A Brava é um patrimônio de Itajaí e região e nada mais justo nestes 25 anos do grupo, completados este ano, poder retribuir à comunidade por meio dessa ação de cuidado com o meio ambiente”.

 

O analista ambiental do INIS, Marcel Ferrari, enfatiza que os usuários da praia precisam compreender a importância da preservação. “A limpeza da praia é extremamente importante para sensibilizar e engajar as pessoas na causa, e mostrar que todos têm que fazer a sua parte. Esse é o quarto evento da Brava Limpa, então a gente vê que está ganhando corpo, já se estabeleceu, é permanente e é extremamente importante para a preservação do meio ambiente”.

 

Retorno à sociedade

Para garantir que esse lixo tenha uma destinação correta, a Ação Brava Limpa também conta com o apoio da Eco Local Brasil, uma organização não governamental (ONG) que realiza mais de 280 ações por ano para combater o lixo marinho no país. A entidade já retirou das praias mais de 182 mil quilos de resíduos. Além disso, a Eco Local também realiza o gerenciamento do material recolhido. “Ao invés desse lixo que foi tirado ir direto para um lixão, ele é separado e transformado em mesa, banco, carrinho, quilha, utensílios domésticos e gera uma cadeia de transformação”, explica o coordenador Jean Lorenzon.




COMPARTILHE
QUAX - Sites & Sistemas
A CN Construtora utiliza cookies que são necessários para o funcionamento adequado de suas páginas e melhorar a sua experiência.
Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.