O Morro do Careca, um dos cartões-postais mais famosos de Balneário Camboriú e que faz divisa com a Praia Brava está prestes a viver uma transformação histórica. Com um investimento de cerca de R$ 50 milhões, este será o maior projeto de concessão pública de turismo em Santa Catarina.
A obra será executada pela Volare Empreendimentos Turísticos Ltda., empresa que já atua em projetos de destaque na Serra Gaúcha e que agora assume o desafio de revitalizar um dos pontos mais visitados do litoral catarinense.
A empresa ficará com a gestão do espaço por 20 anos, período em que o município receberá R$ 62 milhões em repasses.
De acordo com a Volare, o espaço contará com uma plataforma de vidro para contemplação voltada a Balneário Camboriú e um balanço giratório com vista para a Praia Brava, em Itajaí.
Também serão construídos banheiros, bares e restaurantes, além de um espaço que vai garantir acessibilidade para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
A rampa de voo livre está mantida no projeto e será reformada, com acesso gratuito. Também haverá trilhas, escadarias, arquibancadas e espaços contemplativos. O projeto inclui banheiros adaptados, sinalização de trilhas e segurança com controle de fluxo de visitantes.
O acesso ao morro, para contemplação e prática esportiva continuará gratuito, já, quem deseja utilizar as novas atrações do Complexo Turístico Morro do Careca precisará adquirir ingresso pago, com valor ainda não definido.
O acesso ao morro será suspenso a partir do dia 1º de setembro para o início das obras de revitalização e a entrega está prevista para dezembro de 2026.
O projeto de revitalização vai transformar o Morro do Careca em um complexo turístico completo, com atrações para todas as idades e perfis de visitantes, incluindo:
Skyglass BC – passarela de vidro suspensa, com vista panorâmica para as praias Central e Brava.
Giro Loco – A atração inédita será um balanço suspenso que promete proporcionar uma experiência radical.
Restaurantes e áreas comerciais – espaços gastronômicos com estrutura moderna.
Transporte Funicular – um veículo sobre trilhos que garantirá o acesso ao topo do morro.
Trilhas contemplativas – contato direto com a natureza local.
Rampa de voo livre – preservando a tradição esportiva e mantendo acesso gratuito para essa prática.
A proposta une modernidade e preservação, garantindo que a identidade natural e cultural do Morro do Careca seja mantida.
Quer descobrir os empreendimentos da CN que ficam a poucos minutos do novo Complexo Turístico Morro do Careca? Entre em contato com nossa equipe e encontre o lugar perfeito para viver este estilo de vida.