17 08 22 - Novidades Construção Civil

Como a tecnologia 5G e a Internet das Coisas (IoT) vão impactar os nossos lares?




A tão falada tecnologia 5G está finalmente sendo implementada no Brasil e as expectativas são altas. A última geração de redes móveis, com velocidades até 100 vezes maiores que as do 4G, promete avanços ambiciosos. Um deles será em nossos lares, que se tornarão cada vez mais inteligentes. 

 

Numa cidade com 5G, com grande poder de latência e altíssima velocidade, milhares de dispositivos podem se conectar à mesma rede, sem interferências nem quedas de conexão. Isso permitirá automatizar muitos dispositivos e manter uma troca de informações constante entre eles. 

 

É justamente essa a definição de uma casa inteligente, aquela equipada com dispositivos smart, que podem ser conectados à internet para automatizar processos simples do cotidiano. Já o conceito de aparelhos smart, que conseguem trocar informações constantemente e se comunicar entre si, é a chamada Internet das Coisas (IoT). 

 

Atualmente, com automação, vários acessórios, como lâmpadas, fechaduras, ar-condicionado, persianas, entre outros, já podem ser conectados ao smartphone do morador ou a assistentes virtuais, tornando possível controlá-los diretamente do celular, através de aplicativos, ou até por voz. Com o salto em velocidade e latência do 5G, no entanto, a resposta será praticamente instantânea, então apagar uma luz, trancar uma porta ou desligar qualquer outra coisa fora de casa se tornará ainda mais fácil do que é agora.

 

E abre-se uma gama de novas possibilidades. A popularização da tecnologia 5G certamente servirá de estímulo para o desenvolvimento de novos dispositivos smart. Eletrodomésticos, aparelhos, e objetos variados poderão ser automatizados ainda mais, criando um ecossistema inteligente em nossos lares, funcionando para tornar nosso dia a dia mais prático.

 

O 5G aos poucos vai se tornando realidade, e a CN Empreendimentos está antenada para incorporar essas novas perspectivas nos projetos. Conheça o Brava Ocean, pensado para trazer mais facilidade e novidades para o seu dia a dia. 

 




COMPARTILHE
QUAX - Sites & Sistemas
A CN Construtora utiliza cookies que são necessários para o funcionamento adequado de suas páginas e melhorar a sua experiência.
Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.