05 07 22 - Construção Civil Sociedade

Itajaí é a 27ª melhor cidade entre 5.565 municípios brasileiros




Itajaí é a 27ª melhor cidade do Brasil no ranking de cidades realizado pela Revista ISTOÉ e a Austin Rating, uma das principais consultorias em classificação de risco do país. A listagem As Melhores Cidades do Brasil 2022 avaliou 281 indicadores, de 5.565 municípios brasileiros nas áreas fiscal, econômica, social e digital, extraídos de fontes primárias, como por exemplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Ministério do Desenvolvimento. A pesquisa traduz como os municípios se comportaram e quais se saíram melhor nesta última década, especialmente afetada pela pandemia de Covid-19.

 

Na classificação geral, o município também consta como o 7º do país em padrão de vida, o 8º em comércio exterior e o 10º em indicadores econômicos. Já na avaliação por classificação de tipo de município, de grande, médio e pequeno porte, os resultados são ainda melhores. Entre as cidades de grande porte, com mais de 200 mil habitantes, Itajaí fica em 21ª lugar geral. Na área econômica, é a 5º cidade em padrão de vida e a 6ª em comércio exterior. No contexto social, a cidade obteve a 10ª colocação em desenvolvimento humano, indicador que registra a evolução do município nos principais dados avaliados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como educação, renda e longevidade, proporcionando melhor nível de igualdade para a população. 

 

A posição privilegiada no ranking é resultado de uma série de fatores. Itajaí tem atualmente o segundo maior PIB de Santa Catarina e é considerada a 34ª maior economia do Brasil, além de contar com o segundo porto do país em movimentação de cargas. Nos últimos anos, a cidade teve um crescimento acelerado, impulsionado por diversas obras de infraestrutura e mobilidade, ações de promoção do bem-estar social da população, geração de negócios, renda e empregos, atração de novas empresas e investimentos. Segundo o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, a pesquisa reflete a força da economia do município, que mesmo com a pandemia, obteve bons índices de crescimento e seguiu se desenvolvendo, gerou empregos e executou obras e melhorias que garantem mais qualidade de vida para a população. 

 

Além de Itajaí, outras 9 cidades catarineneses constam entre as 50 cidades com melhores colocações, incluindo as três primeras posições do ranking para Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau, respectivamente. Isso demonstra a força do estado que se tornou o destino certo de investidores e pessoas em busca de qualidade de vida de todo o país.

 

Quer investir no bairro mais cobiçado de Itajaí? Conheça o Brava Ocean Home Club e deixe-se encantar por este empreendimento pensado nos mínimos detalhes para você. 




COMPARTILHE
QUAX - Sites & Sistemas
A CN Construtora utiliza cookies que são necessários para o funcionamento adequado de suas páginas e melhorar a sua experiência.
Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.