No mês de aniversário de Itajaí, o município deu um passo significativo em direção à preservação ambiental e ao turismo sustentável. Na quinta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi instituído o Parque Natural Municipal do Canto do Morcego, na Praia Brava de Itajaí, enobrecendo ainda mais o bairro e favorecendo tanto investidores como moradores e visitantes.
A iniciativa visa proteger uma importante área da orla itajaiense e também facilitar o acesso a um de seus tesouros naturais, facilitando a passagem da Brava para a Praia da Solidão, que era pouco frequentada devido à difícil passagem e agora surge como mais uma opção em meio a natureza local abundante e paradisíaca.
A criação do Parque Natural do Canto do Morcego é vista como uma grande vitória para o município, que enriquece o turismo e atrai mais investidores para a Praia Brava. A diretora-presidente do Instituto Itajaí Sustentável (Inis), Maria Heloísa Furtado Lenzi, enfatizou a importância da medida. “Grande parte da população que vive na cidade ou que nasceu aqui não conhece o Canto do Morcego, embora seja uma área belíssima com vista para toda a orla itajaiense”, destacou.
Uma área conhecida por sua vista privilegiada e rica biodiversidade, embora ainda pouco frequentada pelo público em geral, já se destaca como um dos cenários naturais mais emblemáticos de Itajaí. A partir de agora, este espaço terá mais infraestrutura, sendo acessível a todos para o lazer ao ar livre, mantendo a preservação ao meio ambiente.
Após a assinatura do decreto, Itajaí iniciará conversas com a Capitania dos Portos para obter a cessão de uso da área do Canto do Morcego. Com isso, será elaborado um plano de manejo para definir as normas de visitação e uso.
O município quer garantir que a trilha e todo o parque seja de visitação pública, gratuita, segura e com preservação ambiental , transformando o local em um grande atrativo turístico e área de lazer. Há também a intenção de procurar parcerias público-privadas para a manutenção do parque.
A expectativa é que o local se torne um grande atrativo turístico, impulsionando o ecoturismo e oferecendo uma nova opção de lazer para moradores e visitantes da Praia Brava e região, tornando os investimentos imobiliários no entorno ainda mais promissores.
Com essa nova unidade, Itajaí passa a contar com dez unidades de conservação, incluindo:
Quatro Parques Naturais Municipais:
Três Áreas de Proteção Ambiental:
Duas reservas particulares do patrimônio natural.
A criação do Parque Natural do Canto do Morcego é um convite para que todos descubram e valorizem as riquezas naturais de Itajaí, consolidando a cidade como um exemplo de proteção ambiental e desenvolvimento turístico sustentável, um ótimo lugar para investir ou morar.