01 12 22 - Mercado Imobiliário Construção Civil

Prova de carga nas obras do Brava Ocean: construção mais eficiente e segura




Ver na prática o comportamento dos materiais previsto por cálculos é algo que anima qualquer engenheiro. Mas os benefícios desta metodologia vão muito além do canteiro de obras, pois tornam o projeto mais confiável, seguro e eficiente. 

 

Neste post, vamos explicar o que são as provas de carga estática que estão acontecendo atualmente nas obras do Brava Ocean e qual a sua importância. Boa leitura!

 

O que é a prova de carga estática?

Na construção civil, cada estaca utilizada tem todas as suas cargas previamente calculadas, como as forças de tração, compressão e transversais, conforme normas da ABNT.

 

A prova de carga estática, no entanto, consiste na aplicação prática de uma força na cabeça da estaca e no monitoramento do deslocamento provocado por essa força. Assim, é possível identificar características e resistências das fundações e da estrutura de uma obra, bem como avaliar se estão adequadas ao projeto.

 

Segundo o Diretor de Engenharia da CN Empreendimentos, Edson Borba, no caso do Brava Ocean, o teste está sendo realizado com três vigas metálicas, onde foram executadas cinco estacas. Quatro delas servem como reação, e na central é feito um bloco de coroamento, onde é feita a aplicação da carga. 

 

 

 

Por que usar essa metodologia na construção? 

Nos ensaios feitos em laboratórios, o engenheiro ou o técnico não contam com todas as informações de campo. Em contrapartida, com a prova de carga, a obtenção de dados vai muito além dos laudos de sondagem feitos normalmente nos empreendimentos. 

 

Trata-se de uma análise do comportamento da estrutura de fundação em escala real e no próprio canteiro de obra, que permite simular os carregamentos previstos na construção durante a utilização e a vida útil do empreendimento. 

 

Os dados coletados garantem que a obra será executada sob condições controladas, sem imprevistos futuros, trazendo mais segurança, melhor aproveitamento, melhor desempenho para a etapa de fundação e consequentemente maior confiabilidade e otimização das obras. 

 

 

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o dia a dia da obra do imponente Brava Ocean? Então, aproveite e clique aqui para conhecer este empreendimento único, que se tornou referência de inovação, qualidade de vida e rentabilidade na Praia Brava de Itajaí. 




COMPARTILHE
QUAX - Sites & Sistemas
A CN Construtora utiliza cookies que são necessários para o funcionamento adequado de suas páginas e melhorar a sua experiência.
Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.