14 07 22 - Construção Civil

Você conhece as principais fases pelas quais as obras passam até virarem o sonho realizado dos clientes CN?




A jornada de construção de um empreendimento é um processo longo. Para o cliente que compra na planta, é comum ter dúvidas em relação aos estágios das obras, além, claro, daquela ansiedade para ver tudo prontinho e ter as chaves finalmente em mãos. 

 

Aqui na CN, não é diferente. São várias as etapas das obras, cada uma com uma série de cuidados para garantir a qualidade construtiva. Conheça agora quais são as principais:

 

Serviços Preliminares

 

Preparação para o início das obras. Inclui processos como limpeza do terreno, terraplanagem, compactação do solo, construção de tapume, instalações elétricas e hidráulicas provisórias, montagem do canteiro e local de armazenamento de materiais e ferramentas. Tudo acompanhado por profissionais para que os serviços sejam executados de forma correta e segura.

 

Fundação

 

É o início propriamente dito das obras. Uma fase muito importante, pois são as estruturas responsáveis por garantir que toda a carga do prédio será bem distribuída no solo, formando a “base” de todo o edifício. Existem diferentes tipos de fundações, e a definição de cada uma dependerá de um estudo técnico de engenharia, que considera o tipo do edifício, o peso da construção e as características do solo. 

 

Estrutura

 

A estrutura pode ser comparada ao “esqueleto”, pois garantirá a sustentação de toda a construção. É quando o corpo do empreendimento começa a tomar forma. Em geral, as estruturas são feitas em concreto armado composto por lajes, vigas e pilares. Também pode ser usado aço ou alvenaria estrutural. O tempo gasto nesta etapa gira em torno de 40% a 50% do tempo total da obra, justamente pela sua importância de suportar todas as cargas que atuam no edifício e transmiti-las para as fundações.

 

Vedação e Alvenaria 

 

Uma das principais etapas da construção, em que é feito o fechamento das estruturas por meio da disposição das paredes. Essa técnica é feita com materiais de alvenaria, como tijolos e argamassa, com acabamento de chapisco, emboço, reboco, vidro, gesso ou madeira para a vedação e separação de ambientes.

 

Cobertura

 

É quando se realiza a cobertura da edificação, oferecendo segurança térmica, acústica e contra a umidade. Nessa etapa acontece a construção da laje superior ou do telhado. Para esta fase, existem algumas possibilidades e o tipo de cobertura usada geralmente é definido ainda na fase de projeto, quando os engenheiros determinam o tipo, o material e a inclinação. O fator decisivo para a escolha do material deve ser embasado na incidência de chuvas, temperaturas médias da região e a tipologia da construção.

 

Instalações 

 

Essa etapa consiste nas instalações hidrossanitárias, elétricas e outras instalações. 

 

As instalações hidrossanitárias incluem rede de água fria, de esgoto, de água quente e de água de reuso (se houver). Essas instalações são regidas por leis específicas, considerando, principalmente, o cuidado com o meio ambiente. Nesta etapa também são determinadas especificações para a aquisição das louças, metais e acessórios.

 

Já na fase de instalações elétricas, acontece a passagem dos eletrodutos, cabos e fios, depois a instalação de tomadas e interruptores. O dimensionamento elétrico deve ser bem executado para evitar quedas de energia no empreendimento.

 

Além destas, são realizadas instalações complementares, como TV, CFTV, internet, gás, climatização, chuveiro, banheiras, hidromassagem e outros equipamentos.

 

Esquadrias

 

Essa etapa pode corresponder entre 9% a 18% do valor total da obra e engloba a instalação de portas e janelas, e tudo o que as compõem. Entre os materiais mais conhecidos, estão metal, alumínio, madeira, PVC e vidro temperado. A escolha considera durabilidade do material e suas funções, como proteção, iluminação, ventilação, decoração e isolamento acústico. 

 

Acabamentos e revestimentos

 

Uma das etapas finais e mais longas da obra, devido aos detalhes e a realização de um conjunto de serviços que devem ser executados. Durante essa fase são realizadas as regularizações das paredes e dos pisos e tetos, incluindo revestimentos e acabamentos que protegem as vedações, proporcionam maior resistência à abrasão e choques elétricos, impermeabilizam e tornam as superfícies mais laváveis e esteticamente agradáveis. Também aumentam a qualidade do isolamento termoacústico. Nesta fase também é feita a pintura das áreas internas e externas da estrutura, essencial para ajudar a decorar e a proteger as paredes.

 

Louças, bancadas, metais e decoração

 

Nas etapas finais da construção, são instaladas as louças, bancadas e metais e é realizada também a decoração das áreas comuns, com mobiliário, paisagismo e equipamentos dos espaços, como salões de festas, de jogos, academia, jardins, hall de entrada, portaria.

 

Limpeza 

 

Após a finalização da obra, é realizada uma limpeza por equipe especializada, que deixa todas as paredes, pisos e demais estruturas limpas e prontas para serem usadas pelos futuros moradores. 

 

Essas são as etapas principais das obras. Cada uma delas é essencial e depende da experiência e dedicação de um grande time de profissionais. Como você pode ver, é um processo complexo para que seu apartamento esteja pronto para a entrega. Mas em toda essa jornada, conte com a expertise e o compromisso da CN Empreendimentos. Aproveite e conheça o lançamento Brava Ocean, nosso empreendimento mais recente, agora em fase de fundação.  




COMPARTILHE
QUAX - Sites & Sistemas
A CN Construtora utiliza cookies que são necessários para o funcionamento adequado de suas páginas e melhorar a sua experiência.
Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.